quinta-feira, 12 de julho de 2007

SONHO DE INFANCIA !


TUDO COMEÇOU QUANDO EU ERA CRIANÇA. APÓS A SAIDA DA ESCOLA, AQUELE ALVOROSSO... TODAS AS CRIANÇAS RODEAVAM 2 IRMAOS NA CALÇADA. ERA UM MENINO E UMA MENINA! MAS O QUE ERA AQUILO? ERAM 2 VELOSOLEX S3800. ELES TINHAM ACABADO DE GANHAR DE PRESENTE DO PAI. UMA VERMELHA E UMA PRETA! NAO SE FALAVA EM OUTRA COISA NA ESCOLA! TODOS QUERIAM SER AMIGOS DELES. APARTIR DAÍ A VELOSOLEX PASSOU A FAZER PARTE DOS MEUS SONHOS... SOMENTE SONHOS, JA QUE MEU PAI NAO PODIA ME DAR UMA DE PRESENTE. DIGA-SE DE PASSAGEM SO TINHA UMA VELOSOLEX QUEM TINHA PAI RICO. OS ANOS SE PASSARAM MAIS MEU SONHO NAO. APÓS VER UM FILME QUE SE CHAMA QUEBRANDO LIMITES, COM ANTHONY HOPIKNS. FOI A GOTA D'AGUA, A HISTORIA É VERIDICA E CONTA A HISTORIA DE UM HOMEM DA NOVA ZELANDIA QUE EM 1967 COM 66 ANOS QUEBROU O RECORDE DE VELOCIDADE COM MOTO ABAIXO DE 1000CC CHEGANDO A INCRIVEL MARCA DE 320KHM. E O RECORDE ESTA IMBATIVEL ATÉ HOJE. A MENSAGEM PRINCIPAL DO FILME É JAMAIS DESISTA DOS SEUS SONHOS, BATA RECORDES, E VIVA INTENÇAMENTE. DIANTE DESTA LICAO DE VIDA, RESOLVI REALIZAR MEU SONHO DE TER UMA VELOSOLEX. HOJE TENHO 43 ANOS E TENHO UMA SUZUKI BANDIT 1200N. ADORO MINHA MOTO, MAIS O SONHO DE GAROTO AINDA ESTA PRESENTE... COMECEI ENTAO UMA BUSCA NA INTERNET. DEPOIS DE MESES DE PROCURA, ENCONTREI O QUE TANTO QUERIA. NAO UMA, MAIS 2 VELOSOLEX S3800 ANO 1966! E POR INCRIVEL QUE PAREÇA UMA VERMELHA E OUTRA PRETA! DEPOIS DE LONGA NEGOCIAÇAO COM O PROPRIETARIO, NEGOCIO FECHADO. AÍ COMEÇOU A TORMENTA. NEHUMA TRANSPORTADORA QUERIA FAZER O TRANSPORTE, ALEGAVAM QUE ERA UMA MERCADORIA RARA E SEM EMBALAGEM PARA TRANSPORTE. RESOLVI ENTAO PEDIR AJUDA AOS MEUS AMIGOS QUE PRONTAMENTE ME NEGARAM. ALEGANDO MOTIVOS DIVERSOS. NAO TIVE OUTRA ALTERNATIVA A NAO SER COMPRAR UM RACK PARA TRANSPORTAR BICICLETAS E INSTALEI NO MEU CARRO. FEITO ISSO PASSEI NO BANCO, PEGUEI O DINHEIRO E VIAJEI 2.000KM DE IDA E VOLTA ATE MINAS GERAIS. DEPOIS DE MAIS DE 10 HORAS DE ESTRADA. CHEGUEI AO MEU DESTINO. LIGUEI PARA O DONO DA MOTOS E FUI ATE LÁ. ESTAVA LOUCO PARA VER-LAS. QUANDO ELE ABRIU A PORTA DA GARAGEM, LÁ ESTAVA ELAS. ABANDONADAS A 30 ANOS NO FUNDO DA GARAGEM. PRONTAMENTE PEGUEI O DINHEIRO PAGUEI-O E AS COLOQUEI COM CUIDADO EM CIMA DO CARRO. APÓS ME DESPEDIR ELE ME DISSE QUE AS TINHA GANHO DE PRESENTE DESDE 0KM. ENTAO COMEÇOU A VIAGEM DE VOLTA. FUI PARADO 3 VESES NA ESTRADA POR PESSOAS QUE QUERIAM COMPRA-LAS. A CADA PARADA PARA ABASTECER ERA UMA LOUCURA. TODOS RODEAVAM O CARRO ABSMADOS COM O QUE VIAM. PARECIA QUE ELAS SAIRAM DO TUNEL DO TEMPO... NAO IMPORTA AS DIFICULDADES, NAO IMPORTA SE AS PESSOAS RIREM DE VC. NAO IMPORTA SE SEUS "AMIGOS" LHE VIRAREM AS COSTAS. O QUE IMPORTA DE VERDADE, É VC IR EM BUSCA DOS SEUS SONHOS! VIVER A VIDA! E SER FELIZ!!!!!!!

15 comentários:

Anônimo disse...

Adorei e muito seu blog e sua historia. é de arrepiar. parabens e sua experiencia serve de licao de vida pra todos nos que temos sonhos nao realizados.

Vick disse...

Robson, parabéns e obrigada! Obrigada por me incentivar a não desistir dos meus sonhos, em acreditar que tudo é possível, eu estava precisando muito lêr uma coisa assim, boa sorte e tudo de bom pra você!
Vick, Jequié- Bahia

Anônimo disse...

Você está de parabéns por sua determinação.De gente como você que o Brasil precisa um grande abraço e que você continue realizando seus sonhos. Hilton- Sergipe/aracaju.

Anônimo disse...

boa noite tenho tambem uma velo solex e to precisando de pneus vc pode me dar uma ajuda?

abelreis47@hotmail.com

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho realizado, pela força de vontade, por registrar essa aventura maravilhosa e principalmente obrigado por compartilhar com todos.

Giulianno Fortes
São Paulo - SP

Anderson Miguel disse...

Cara... Sensacional! PArabens pelas raridades! Estou restauarndo uma Lambretta Li 1962... e tambes estava abandonada a alguns anos.. Esta me dando trabalho, mas tenho certeza q no fim valera a pena!

Abracos
Anderson
(alesi7@ig.com.br)

Anônimo disse...

Exceptionnel! Robson, this is the work of a Genius, I have brought back to the US with me my old 3300 Solex from 1962 and I will attempt to do something with it, but I doubt it will be as good looking as yours.
Bravo, il est magnifique!
Mathieu

Anônimo disse...

Olá, Robson !!!

Parabéns pelo blog e pela restauração, ficaram perfeitas !!!

Eu tenho uma Velosolex 3800(não tenho certeza sobre a data de fabricação)idêntica à sua Preta... Foi uma herança do meu avô (ele chegou a ter 3 delas, porém só restou 1, que guardo comigo com muito carinho (desde 1989, quando ele faleceu...)

Queria conversar com você à respeito da importação de peças (qual é o "caminho das pedras"), e quanto você gastou no total p/ deixar ela no estado de 0KM...

Um abraço, espero seu retorno !

E-mail: dutra_pedro@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Meus parabens. Tenho orgulho por vc.


Charles Maciel Vieira

Anônimo disse...

Parabens, coloca um video dela andando? e se for possível mostre mais detalhes da transmissão para a roda.
Abraços e mais uma vez parabens

Anônimo disse...

Amigo. Parabéns. Eu aprendi a andar de moto e levei meu primeiro tombo numa VELOSOLEX preta isto faz 40 anos. Será que voce poderia me ajudar a conseguir alguma para comprar? Pode ser para restauro. não tenho medo.
meu email flparis@bol.com.br
mande noticias por favor, e parabéns.

Lia/Fpolis disse...

Muito bom! Pena o texto ter tantos pecadilhos de 'escrita' que até um processador de texto pode corrigir...

Rona disse...

Ola tenho uma 69 toda original porem preciso de um motor!?...

Vitor - Floripa disse...

Olá,

há algum problema comas fotos a partir da pintura do cilindro. Não consigo visualizar mesmo alternando o browser. Gostei muito de encontrar este blog, estou reformando uma honda ss50 1970 e conheço outra pessoa que está reformando uma velosolex também. abraço.

Unknown disse...

Parabems amigo pela exelente restauração o trabalho ficou nota 10, eu uma historia parecida com tua, voçe me insentivou a comprar uma, preta achei uma no eBay em Detroit Michigan, com data de produçao 14-3-1966 o mesmo dia de produçao da sua, muita coincidência! Abracos a todos.
Hernani Cunha